Deaf-Help

Deaf-Help é uma Babá Eletrônica Inteligente que segue o modelo de Desenho Universal.

Problema

Existem babás eletrônicas disponíveis no mercado que reproduzem o som ambiente perto da criança, algumas vezes, possuem também algum sinal luminoso. Porém esta informação de som ou luz não é útil quando se trata de uma pessoa com deficiência auditiva, pois nenhum dos sinais faz sentido se o mesmo dormindo ou distraído.

Pensando nisto, a Incluir está desenvolvendo uma babá eletrônica inteligente, cuja solução consiste em detectar o choro de uma criança e transformar essa informação em um sinal que possa ser captado pelos pais surdos. Sabemos que eles utilizam vibração para detectar ondas sonoras e esta a nossa proposta.

No entanto, alguns problemas deveriam ser superados, pois não se pode simplesmente fazer algo vibrar devido a barulhos que ocorreriam perto da criança, vários barulhos ambientes poderiam acionar o sistema e seria um desconforto acordar os pais da criança a todo instante. Por exemplo, ruas movimentadas perto da casa, ambulâncias, ônibus, telefone tocando, cachorros, campainha, interfone, etc. O sistema necessita possuir um filtro que consiga captar somente o choro da criança ou barulhos que possuíssem as mesmas características para minimizar ao máximo o erro de identificação, sem colocar em risco a criança que será assistida pelo equipamento.

Solução

A Incluir utilizou do estado da arte na área de Inteligência Artificial através de técnicas de Redes Neurais Artificiais (RNA) e Sistemas Especialistas para identificação e classificação de padrões sonoros de forma precisa, com segurança e comodidade para os clientes.

Patentes, Prêmios e Parceiros

Este projeto possui um pedido de patente e foi contemplado com menção honrosa pela Sociedade Mineira de Engenheiros (SME). Possui também apoio para desenvolvimento da Rede Mineira de Inovação (RMI) através da linha SibraTEC e o outro pelo Sebrae através da linha SebraeTEC.